A SACERDOTISA DE ISIS
NA GALIA:
Aquila continua sua espionagem em território inimigo buscando informações que levem à vitória de César na Gália. Para isso, o próprio imperator destaca a LEGIO VIII AUGUSTA para iniciar um combate estratégico contra as forças gaulesas da região de Gergóvia. Aquila descobre que Avorix, líder de uma tribo unificada de gauleses e subordinado de Vercingetórix, iniciará um ataque de 20000 homens contra a única legião das redondezas, a VII. Sabendo disso, então, Aquila parte de volta para seu acampamento para a preparação da batalha pela Gergóvia. Com ele, segue prisioneira Rematia, uma das bárbaras que lutava com as forças de Advorix. É chegado o momento da batalha e os porta-bandeiras se encontram para a luta decisiva.
EM CÁPUA:
Lucius, Africanus e Rufus se juntam ao Aedil Mercatus e o legatus Claudio Glaber para tentar apaziguar a multidão insatisfeita com os últimos acontecimentos que levaram ao ataque do rebelde Espártaco. Lucius faz um grande discurso que comove a todos no local inflamando os corações e trazendo esperança ao povo de Cápua. Junta-se a isso a habilidade de seus homens para conter um escravo simpatizante de Espártaco que tentou assassinar o legatus. Rufus decepa sua mão e Africanus joga sua cabeça decepada para a população que agora tem motivos para voltar a acreditar em seus líderes. À noite Mercatus e Lucius promovem uma pequena festa e exibição de gladiadores para acalmar a população de Cápua, o que surte bastante efeito. Assim, pela manhã, Mercatus prepara um navio para a comitiva de Lucius chegar até seu destino original: Alexandria.
NO EGITO:
Lucius e sua comitiva chegam à esplendorosa Alexandria, que apresenta imponente seu maior símbolo: seu imenso farol. Na comitiva de Lucius estão:
- O próprio Lucius, interessado em encontrar seu contato o comerciante Azizi e sua filha Hetshet.
- Africanus, que volta às suas origens
- Rufus, que procura conhecer a biblioteca de Alexandria
- Barca e Donar, gladiadores de Lucius
- Syrius, braço direito de Lucius
- Jasmine e Kantara, rameiras contratadas por Lucius para atividades lascivas nas horas vagas
Lucius então vai até a taverna Mirusfrost e consegue informações que trazem Hetshet até ele. Hetshet é sacerdotisa do templo de Isis em Alexandria mas, por ser simpatizante de Cleopatra VIII, vive sendo espionada e ameaçada pelo Faraó Ptolomeu. Dessa forma, a própria Hetshet diz que vive uma prisão sem grades, não sabendo qual será seu último dia de vida. Hetshet é filha do comerciante de grãos e fazendeiro Azizi, que no momento encontra-se em Memphis, fugindo da loucura de Ptolomeu. Lucius, sem demora, oferece ajuda para salvar seu amigo e contato Azizi pelos velhos tempos. Dessa forma, Hetshet diz que levará a comitiva até Memphis com prazer desde que eles salvassem Abaiomy, um dos seus sacerdotes que estava preso no alto do palácio do Faraó. O grupo aceita o desafio e inicia-se então uma operação para tentar salvar o sacerdote Abaiomy das garras de Ptolomeu.
À meia noite, Hetshet fornece roupas escuras para Africanus e Rufus, que adentram no palácio do faraó pela cloaca, uma espécie de esgoto do palácio. Lá dentro, ambos Rufus e Africanus decidem tomar caminhos diferentes para maximizar suas chances. Rufus vai por dentro do castelo e Africanus vai por fora, escalando as estruturas de pedra. Ambos então chegam até a torre que está fortemente guardada. Há luta e sangue no alto do palácio e tentativa de salvar Abaiomy falha miseravelmente. Rufus e Africanus tem que fugir por suas vidas numa perseguição alucinante pelas ruas de Alexandria.
Rufus e Africanus pulam no rio se esquivando dos crocodilos que lá se encontravam, enquanto vêem os soldados pegarem bigas para persegui-los. A perseguição começa e a busca é implacável, se estendendo por por quase toda via principal de Alexandria desde os distritos residenciais até a velha feira. Após muita briga sangue derramado, a comitiva finalmente deixa Alexandria para mergulhar no Sahara...
PONTUAÇÃO:
BRÁULIO: 3,5 PTS, MANÉL: 4 PTS, IGOR: 3 PTS, AQUILA: XX