COMBATE EM MASSA ADAPTADO PARA GURPS ANCIENT ROME
CUSTOS
O SISTEMA MONETÁRIO
· 1 AUREO (GP) – 10 DENARIOS (SP) – 100 SESTERCIOS (CP)
- AUREO PARA DENÁRIOS (AUREO X 10) - AUREO PARA SESTERCIO (AUREO X 100)
- DENÁRIO PARA AUREO (DENARIO X 0,1) - DENÁRIO PARA SESTÉRCIO (DENÁRIO X 10)
- SESTÉRCIO PARA DENÁRIO (SESTÉRCIO X 0,1) - SESTÉRICIO PARA AUREO (SESTERCIO X 0,01)
NA LEGIÃO
· Por soldado: 1000 sestércios
· Por legião: 6 milhões de sestércios /
· Comida: 300 sestercios por dia
NO COTIDIANO DOS PCS:
· 10 sestercios por dia (pobre)
· 100 sestercios por dia (rico)
MECÂNICA DE COMBATE:
1. Margem do estratégia x estratégia:
· 1-3 + 1 no poder
· 4-6 + 2 no poder
· 7-10 + 3 no poder
2. Aplique poder da unidade
3. Quem perder, morre.
Posição defensiva
+3 para quem está em terreno alto
+5 para quem está numa cidade murada
+8 para um castelo
COMBATE MONTADO
• +1 no cavalgar pelo animal adestrado
• 3 turnos para montar ou cavalgar -3
• Deslocamento entre 10 e 16 metros
CAVALOS E COMBATE
• Sem treinamento: -6 no cavalgar
• Domado: -3 no cavalgar
• Treinado na guerra: sem redutor
• O ataque no cavalo é NH na arma ou cavalgar, o que for menor
• Se estiver em velocidade: -2 no NH e + 2 no dano
CAVALOS E SUSTOS
• Uma falha no cavalgar exige 3 sucessos pra controlar o animal
• Três falhas ele assusta e joga-se a “tabela do susto”
• Cavalgar sem as duas mãos é CAVALGAR-3 e com apenas uma é CAVALGAR-1
CAVALOS E ARMAS DE LONGA DISTÂNCIA
• Pode apontar pra ganhar prec. apenas um turno. Não pode superar o seu NH em arma ou cavalgar
• Atacar alguém que vem de trás: -4 na arma e -1 no cavalgar
CAVALOS E ESQUIVA
• Joga-se arma -6 e cavalgar -3 e o atacante tem -8 pra acertar
• Se tiver NH 12+ tem defesas normais, se menor que 12, redutor da diferença entre 12 e o NH do atacante
• Cavalo se esquiva com DX/2 ou Deslocamento/2, o que for maior + DP
CONSEQUENCIAS DOS DANOS
• -1 No cavalgar para cada 4 PV recebido antes da RD, com um extra de -4 se ficou atordoado
• Se o cavalo receber ¼ de sua HT, joga-se para ver se perde o controle. Se perder ½, reage como um ser humano
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