Marcus, Bjartur e Athus vão para a luta final entre Armínio e as legiões arroladas por Roma. O campo de batalha eram as planícies de Noricum, a norte da capital. A horda de bárbaros de Armínio e Thusnelda jpa via cruzado os alpes e um pouco mais de avanço poderia significar um ataque às portas de Roma. Num último levante de patriotismo, glória e coragem. Marcus fala seu discurso final para a grande luta, que se desenlaça com toda fúria de ambas as partes.
A luta era ferrenha e no campo de batalha, entre romanos e cheruscos, haviam mais de 50 mil homens. Com o passar das horas viu-se que a luta não seria tão fácil, pois Armínio conhecia o modo romano, afinal, ele mesmo serviu como general no passado. Armínio treinou seus homens no modo da legião e seus arqueiros na arte dos brilhantes sagitarii, os arqueiros orgulhosos e mortais de Roma. A guerra se mostrava muito sangrenta, até mais do que Marcus, Bjartur e Athus previam.
No calor da batalha Athus enfrentava Thusnelda, Bjartur enfrentava o líder druída e Marcus enfrentava Armínio. Entre os corpos sem vida e o mar de sangue que se espalhava pelo chão, Thusnelda encontrava sem fim na lâmina de Athus enquanto Bjartur levava um golpe mortal do líder druida. Por sua vez, Marcus ceifava a vida de Armínio com grande bravura e coragem, decepando sua cabeça. Entretanto, para Bjartur, as coisas não iam bem. O grande Votadini havia encontrado seu fim no combate e, como último desejo, ordenou que Marcus entregasse seu anel de herança para seu filho Mortag. Assim, a guerra final havia terminado e a paz reinaria por muitos anos no império romano.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MUITOS ANOS SE PASSAM
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diante do senado romano, o lider dos magistrados, um velho e cansado Marcus recebe Mortag para a votação da moção de transformá-lo no herdeiro legal do nome Calpurnis, que é feito com todos os ritos oficiais na presença de um novo imperador, Nero.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DANANUBIA
Dananúbia se casa com Jorius, gera um herdeiro romano e muda-se para o Egito, onde governa até o fim de seus dias junto ao senador Jorius. Sua inteligência e diplomacia garantiu paz no Egito e Alexandria e rotas seguras para o escoamento de grãos até Roma.
RUFUS
Em suas andanças na Germânia, Rufus encontra um tesouro cherusco há muito perdido e torna-se muito rico, além da sua imaginação. Ele muda-se para uma ilha grega longe da atenção de Roma onde vira rei e constitui uma paraíso só dele.
ATHUS
Athus torna-se general devido a seus grandes feitos e assume o comando da Legio XII fulminata. Não apenas isso, Athus torna-se a pessoa mais próxima do novo imperador Nero. Além do alto cargo militar, Athus também atua como senador de alto escalão sendo um magistrado bastante respeitado
MARCUS
Marcus torna-se líder do senado e aposenta-se da vida militar, tornando-se um consultor e instrutor das artes da guerra. Marcus termina seus dias de forma honrosa e respeitosa servindo Roma de todas as formas, tanto no senado quanto quando requerido em tempos de guerra como conselheiro.
BJARTUR E MORTAG
Bjartur morre heroicamente no campo da Germânia para garantir a estabilidade dos povos celtas ao norte do império. Com o passar do tempo seu filho Mortag acaba ocupando um papel muito importante do ponto de vista político: torna-se rei Votadini e herdeiro de Calpurnis. Essa função garantia não apenas a paz na fronteira germânica como também simpatia entre os romanos pela sua ascendência por parte de sua mãe Statila Calpurnis.
ROMA |