Saturday, April 22, 2023

S02EP10 - QUO VADIS? PARTE 3 (SEASON FINALE)

Marcus, Bjartur e Athus vão para a luta final entre Armínio e as legiões arroladas por Roma. O campo de batalha eram as planícies de Noricum, a norte da capital. A horda de bárbaros de Armínio e Thusnelda jpa via cruzado os alpes e um pouco mais de avanço poderia significar um ataque às portas de Roma. Num último levante de patriotismo, glória e coragem. Marcus fala seu discurso final para a grande luta, que se desenlaça com toda fúria de ambas as partes. 

A luta era ferrenha e no campo de batalha, entre romanos e cheruscos, haviam mais de 50 mil homens. Com o passar das horas viu-se que a luta não seria tão fácil, pois Armínio conhecia o modo romano, afinal, ele mesmo serviu como general no passado. Armínio treinou seus homens no modo da legião e seus arqueiros na arte dos brilhantes sagitarii, os arqueiros orgulhosos e mortais de Roma. A guerra se mostrava muito sangrenta, até mais do que Marcus, Bjartur e Athus previam.

No calor da batalha Athus enfrentava Thusnelda, Bjartur enfrentava o líder druída e Marcus enfrentava Armínio. Entre os corpos sem vida e o mar de sangue que se espalhava pelo chão, Thusnelda encontrava sem fim na lâmina de Athus enquanto Bjartur levava um golpe mortal do líder druida. Por sua vez, Marcus ceifava a vida de Armínio com grande bravura e coragem, decepando sua cabeça. Entretanto, para Bjartur, as coisas não iam bem. O grande Votadini havia encontrado seu fim no combate e, como último desejo, ordenou que Marcus entregasse seu anel de herança para seu filho Mortag. Assim, a guerra final havia terminado e a paz reinaria por muitos anos no império romano.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MUITOS ANOS SE PASSAM
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diante do senado romano, o lider dos magistrados, um velho e cansado Marcus recebe Mortag para a votação da moção de transformá-lo no herdeiro legal do nome Calpurnis, que é feito com todos os ritos oficiais na presença de um novo imperador, Nero.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DANANUBIA

Dananúbia se casa com Jorius, gera um herdeiro romano e muda-se para o Egito, onde governa até o fim de seus dias junto ao senador Jorius. Sua inteligência e diplomacia garantiu paz no Egito e Alexandria e rotas seguras para o escoamento de grãos até Roma.

RUFUS

Em suas andanças na Germânia, Rufus encontra um tesouro cherusco há muito perdido e torna-se muito rico, além da sua imaginação. Ele muda-se para uma ilha grega longe da atenção de Roma onde vira rei e constitui uma paraíso só dele. 

ATHUS

Athus torna-se general devido a seus grandes feitos e assume o comando da Legio XII fulminata. Não apenas isso, Athus torna-se a pessoa mais próxima do novo imperador Nero. Além do alto cargo militar, Athus também atua como senador de alto escalão sendo um magistrado bastante respeitado

MARCUS

Marcus torna-se líder do senado e aposenta-se da vida militar, tornando-se um consultor e instrutor das artes da guerra. Marcus termina seus dias de forma honrosa e respeitosa servindo Roma de todas as formas, tanto no senado quanto quando requerido em tempos de guerra como conselheiro. 

BJARTUR E MORTAG

Bjartur morre heroicamente no campo da Germânia para garantir a estabilidade dos povos celtas ao norte do império. Com o passar do tempo seu filho Mortag acaba ocupando um papel muito importante do ponto de vista político: torna-se rei Votadini e herdeiro de Calpurnis. Essa função garantia não apenas a paz na fronteira germânica como também simpatia entre os romanos pela sua ascendência por parte de sua mãe Statila Calpurnis.

ROMA



S02EP09 - QUO VADIS? PARTE 2

 A primeira a chegar em Roma foi Dananubia e o que ela presencia são eventos que mudariam para sempre o curso da história e deixaria os pais fundadores de Roma de queixo caído. Caligula havia enlouquecido e havia transformado a cidade das sete colinas num caos pulsante. O jovem imperador, depois de se recuperar de uma febre e pratear o luto pela morte da sua irmã Drusilla, chegava ao limiar da loucura. Caligula havia elevado seu cavalo a senador e prostituído as mulheres dos demais magistrados de Roma. Ainda isso não sendo o bastante, o imperador havia dado anistia geral a todos os presos. 

Percebendo que deveria agir, Dananúbia conversa com os Senadores Jorius, Sextus e Calpurnis para tentar construir uma ponte múltipla de diplomacia. O acordo sugerido pela ardilosa egípcia consistia em transformá-la em governadora do Egito, assassinar Calígula, elevar  Claudius a imperador e garantir estabilidade geral. Dessa forma e tendo obtido êxito em seu convencimento sedutor, Dananubia não apenas firma as bases do apoio como também o coração do senador Jorius.

Ao chegarem em Roma, Athus, Marcus e Bjartur também enxergam o caos em que Roma havia se tornado. Assim que cruzam a colina do Palatino, um mensageiro do senador Calpurnis pede para que eles o seguissem. Dessa forma, chegando na vila pessoal do senador, Culpurnis lhes apresenta Sextus e Jorius, os quais propõem um acordo irrecusável: ganhem a guerra da germânia que cuidamos de destituir Calígula. O acordo parecia muito bom pois, com efeito, ambos Athus e Marcus seriam beneficiados dele, obtendo altas posições no exército e nas graças do senado de Roma. 

Ainda, para se assegurarem que nada saísse fora do rumo, Marcus e Athus conversam com o chefe da guarda pretoriana, o general Makro. A intenção da conversa essa assegurar que a guarda pretoriana agisse na hora certa no assassinato de Caligula, Assim,  com tudo o que precisavam para dar fim a Armínio e com carta branca para reunirem 5 legiões, o grupo parte para a Germânia para a luta final. Entretanto, antes de partir, o senador Calpurnis dá a Bjartur os documentos de adoção de Mortag e seu anel de herdeiro para que ele desse continuidade ao clã do senador. Era hora da batalha final.


RUAS DE ROMA


S02EP08 - QUO VADIS? PARTE 1

 A luta na Germânia estava em iminência de eclodir e não havia mais nada que Marcus, Dananubia, Bjartur e Athus pudessem fazer. Entretanto, na última hora, as legiões VIII e XII surgiram vindas de Roma para o auxílio. A luta não foi difícil pois as legiões eram muito bem treinadas. A luta era, na verdade, um engodo para atrair a atenção de Roma para longe das fronteiras para que a horda de Armínio e Thusnelda cruzasse a fronteira germânica e invadisse Roma. Tal plano apenas havia sido revelado graças aos esforços de Rufus Urban, que dedicou os últimos dias em espionagem dentro do acampamento de Thusnelda, realizando, inclusive atos íntimos com a líder Cherusca. Toda essa engenhosidade de Armínio para atacar Roma chegou em forma de palavras na carta de alerta de Rufus que chegava em boa hora nas mãos de Marcus. Assim, sem pestanejar, Marcus envia Dananubia para alertar Roma do plano de Armínio.

De volta ao campo de Batalha, a luta não foi problema para as legiões VIII e XI lideradas por Marcus e Athus, que estavam mais interessados em proteger Bjartur, um líder que deveria ficar vivo pois muito significava politicamente tanto para os bárbaros quanto para os interesses de Roma. A luta foi vencida e a vida de Bjartur poupada. O grupo agora devia voltar para Roma para o confronto final com Armínio. O que foi feito de Rufus ainda era um mistério...

OS CHERUSCOS


S03EP08 O ANO DOS QUATRO IMPERADORES

 Após a morte de Nero em 68 d.C., Roma mergulhou em um período caótico conhecido como o Ano dos Quatro Imperadores. Os heróis que lutaram na...