No alto da Gália Cisalpina, Aquila avança juntamente com Varinius no comando da oitava legião para a luta contra os Gauleses que ocupavam a Gergóvia. A luta tem um desfecho positivo graças às táticas agressivas de Aquila ao lançar mão da sua própria segurança enviando os Equites (cavaleiros) para desbaratar as linhas inimigas. O preço de tal ousadia foi uma flecha perfurada em seu ombro, quase o levando ao encontro de Plutão no além-vida. No calor da batalha, Aquila decepa a cabeça do líder general dando fim à luta. É nesta hora que Varinius e Aquila recebem a noticia que Cesar os convoca para a guerra final nas redondezas de Alesia contra o infame Vercingetorix.
Vercingetorix, o gaulês |
Apesar da vitória, Aquila e Varinius acham estranho tal ordem de ir até Alesia, pois tal terra fica a leste do Reno, impossível para as legiões cruzarem. Mesmo apesar da exótica ordem, a oitava legião marcha para Alesia e o que vêem é algo vislumbroso. Cesar havia construído uma grande ponte que cruzava o Reno para chegar até o porto seguro dos gauleses. Cruzar esse rio era o que determinaria a vitória das legiões e Julio Cesar havia feito isso com magnífico louvor. Cruzando a ponte de madeira, com apenas mais algumas semanas de marcha de guerra, a oitava legião chega até Alesia para o combate final.
Ponte sobre o Reno |
Aquila vê uma cena inusitava que saltava aos olhos. Cesar havia sitiado a cidade construindo um muro ao redor de toda Alesia para impedir os gauleses de obter provisões e comida, os forçando à rendição. Cesar também construira uma segunda muralha ao redor dessa mesma para poder ficar com suas legiões e se proteger dos reforços bárbaros que chegariam no dia seguinte. Era chegado o momento da luta final e a sorte estava lançada.
Cerco de Alesia |
Aquila se encarrega da luta no cerco de Alesia enquanto Cesar e Marco Antônio cuidavam da luta na segunda muralha contra os reforços. A luta que se seguia era um verdadeiro inferno de sangue e morte de ambos os lados. Cesar dizimava as forças rebeldes com seus segitarius enquanto Aquila invadia Alesia em busca de Vercingetorix, líder gaulês. Assim, numa perseguição em meio às chamas da cidade que ardia em sua frente, Áquila corria pelas ruas de Alesia para a luta final contra o mítico bárbaro gaulês. Propondo um acordo com Aquila, Vercingetorix se entrega na condição de que Cesar salvasse seu povo, o que obviamente não aconteceu.
Batalha de Alesia |
Vercingetorix se rende |
- Verificar o clima político da cidade;
- Observar como Cesar era visto pelo povo;
- Cuidar da segurança da casa dos Julii e de sua sobrinha Atia Balba;
- Conversar com Brutus, senador e afilhado de Cesar;
- Saber qual o tamanho do poderio de Pompeu e o que foi feito de Marcus Crassus;
- Manter-se em "low profile" uma vez que, sendo soldado de Cesar, ele também seria considerado inimigo do estado.
Apesar da glória de César na Gália, o clima sugeria uma iminente guerra civil, que levaria romano contra romano em batalhas que poderiam mudar o curso da república para sempre.
PONTUAÇÃO:
Rui: 8 pts (sessão dupla)