No Egito, Africanus e Lucius tentam organizar uma ofensiva contra as forças de Ptolumeu de forma sistemática e sem margem para erro. Lucius, ao ouvir a sacerdotisa de de Isis, decide fazer uma expedição até a o Vale dos Reis, onde ele acha sozinho a tumba do faraó menino Tut-ankh-amon. O que Lucius encontra é uma soma incalculável de dinheiro que poderia mudar o rumo da guerra pois com todo esse dinheiro seria possível contratar os mercenários assírios para ajudar na guerra. Assim, Ambos Lucius e Africanus partem em busca do rei Ashur III da Assíria para contratar seus serviços.
Agora Lucius, Africanus e Cleópatra estavam no controle de 5 mil soldados egípcios e mais 10 mil mercenários assírios. Dessa forma, no alto do desfiladeiro do Sahara, a guerra estava pronta para começar. Lucius comandaria as forças mercenárias e Africanus invadiria o castelo na companhia de um grupo especializado em infiltração.
Enquanto isso, em Roma. Aquila prepara a entrada triunfante de Cesar dentro da cidade apenas para descobrir que Brutus, seu filho adotivo, havia declarado o general inimigo do estado. Era a gota final para a eclosão da guerra civil. Aquila, então, depois de cuidar de sua família e da familia Julii, parte ao encontro de Julio Cesar. Ao receber as notícias, Cesar cruza o Rubicão e profere a célebre frase que o tornaria lembrado para toda a eternidade: "a sorte está lançada".
Os dias que se seguiram foram de perseguição a Pompeu Magno, que se refugiou no Egito, tentando se reagrupar para contra atacar seu velho amigo cônsul. No entanto, ao chegar no egito, o conquistador da Espanha encontra a lâmina da dinastia ptolomaica, que decepou sua cabeça, dando fim aos dias de Pompeu Magno. O Egito, naquela altura, era um cenário de morte e sangue pois Africanus e Lutavam por Cleopatra contra seu irmão déspota.
As tropas de Lucius logram êxito mas, no topo do palácio real, Africanus perdia sua vida na luta contra Ptolomeu. A vida do antigo campeão da arena havia chegado ao fim, mas não à toa. Seus esforços foram determinantes para a vitória dos exércitos de Cleópatra, o que significaria, finalmente, a paz no Egito. Africanus perdeu sua vida, porém seus atos seriam lembrados entre aqueles que lutavam pela glória e honra da mãe egípcia. Assim, com pesar do coração, Lucius e Cleopatra colocam as moedas no olho de Salla Ally, o Africanus, e o encomenda para o barqueiro dos elíseos.
Aquila e Cesar, dias depois, chegam em solo egípcio e o que se segue são dias de paz e estabilidade, que acabaram por resolver o problema da distribuição de grãos em Roma. Ao voltar para casa, muita regularidade e estabilidade se seguiu, colocando Aquila e Lucius em franca ascensão frete à mãe Roma. Aquila se eleva ao comando da legião VIII Augusta e Lucius ganha favores políticos muito substanciais com Cesar como ditador vitalício.
Alguns anos se passam....
Tudo parecia ir bem quando Aquila e Lucius recebem a notícia da coroação de Cesar como grande imperador vitalício. Eles haviam sido convidados para atender aos ritos de passagem que consagrariam Caio Julio Cesar como grande líder do, agora, império. No entanto, naqueles idos de Março, algo saiu muito errado. Os senadores Brutus e Cícero, armados de conchavos e conspirações, assassinam Cesar no chão do senado, cena que tanto Marco Antônio quanto Aquila observam estupefatos. Eles não tinham poder para evitar pois o senado agora tinha mais poder do que Cesar, que havia baixado a guarda ao confiar no seu afilhado Brutus. Era um duro golpe que acabou com a leitura do testamento de Cesar, que nomeava seu sobrinho Otávio como seu filho legítimo.
Os desdobramentos dessa improvável cena foram as seguintes:
- Forma-se um novo triunvirato, constituído de Lépido, Marco Antônio e Otavio Cesar.
- Dá-se uma nova guerra civil contra Brutus e Cícero
- Áquila viaja para a Espanha para unir forças com Lépido
- Marco Antônio viaja para as províncias egípcias para governar de lá e controlar os grãos
- Otávio Cesar permanece em Roma administrando a cidade
- Lucius permanece como consultor de Otávio devido à sua alta capacidade diplomática
A segunda guerra civil romana se levantava e romano bebia sangue de romano naquela poderia ser a batalha mais importante de poderosa Roma.
PONTUAÇÃO
- Lucius: 30 pts
- Áquila: 30 pts
- Africanus (R.I.P.): 35 pts
Obs: A pontuação da sessão de hoje refere-se ao "time lapse" de avanço de 10 anos (ou shippuuden, como está mais conhecido).