Friday, March 24, 2023
A história de Bjartur e como ele gerou Mortag.
Nascido a norte do vasto império romano, nas terras selvagens da Germania, Bjartur vem ao mundo na tribo de Votadini, clã proveniente dos Celtas. Irmão mais velho, filho da nobre e comerciante influente Aylid e do seu pai, Hogen, o rei Javali de Guerra, importante tribo da cultura celta.
Desde de sua infância, Bjartur vivia acompanhando e querendo saber mais sobre a guerra e as técnicas de luta e sonhava em ser um grande guerreiro, passando uma boa parte de seu tempo com seu tio Taliesin, que enquanto seu pai ia para as guerras, ele passava o tempo escutando as lendas e os contos dele.
Anos depois, mais um iria acompanhar a sua rotina. Seu primo (diferença de 3 anos) Torgil, que brincava com ele e também com as crianças da vila e seu irmão mais novo, Liam. Bjartur e Torgil possuíam uma relação de amor e ódio, uma constante disputa para ver quem chamava mais atenção de Hogen
Mesmo que Torgil não fosse filho legítimo, também sonhava em ser um guerreiro tribal, diferente da maioria dos Hallstatt, que eram compostos de druidas. Para o pai, que sempre em seu tempo livre era muito apegado aos seus filhos e também considerava seu sobrinho como um também, queria fazer com que se tornassem seus herdeiros quando chegasse o momento certo.
Na adolescência, diferente de Liam, que era considerado pela vila o “cérebro” da dupla de irmãos, Bjartur não era interessado nas técnicas druídicas e na parte mais intelectual de tal processo, sempre era muito mais focado na luta e no calor da batalha, e, durante essas aulas, ele conhece e se afeiçoa por uma menina chamada Gawane, a qual seria sua futura esposa e fundamental nas batalhas que estariam por vir pela tribo Votadini e pela aliança com os Hallstatt, outro clã celta importante de tal civilização.
Aos 16 anos, Bjartur,como tradição de seu povo na transição de menino para homem, deveria sair de sua cidade natal e voltar com a cabeça de outra pessoa em suas mãos como uma forma de troféu. Determinado a concluir seu objetivo e querendo provar ser um primogênito digno, ele vai até uma floresta estrangeira, e, sem pensar duas vezes, ele ataca um menino distraído, com vestes de um pequeno e humilde pastor, que era aparentemente da idade dele, completamente desprevenido, e, com uma espada, corta sua cabeça sem piedade e nenhum remorso (o que viria a se tornar um hábito constante em suas futuras batalhas, ao ponto de colecionar e exibir uma pilha de “troféus e conquistas” exposta na vila).
Após voltar de forma furtiva e passar despercebido por alguns camponeses, ele chega em sua terra, demonstrando de forma orgulhosa o seu feito e ganha uma tatuagem tribal em seu torso e no rosto para simbolizar seu crescimento e consolidação como guerreiro. Depois disso, seu pai sabia que seu filho estava de fato pronto para se tornar o futuro chefe da tribo.
Após um tempo, em seus 20 anos, sua esposa Gawane possui com ele dois gêmeos bivitelinos, um menino chamado Skuldjaef e uma menina chamada Siobhan. Em seus últimos anos como chefe, Hogen decide entre os clãs que Bjartur seria mais qualificado para ser um futuro líder dos clãs, por possuir a força bruta necessária para tal, mesmo que a maioria concordasse, parte de outras famílias (principalmente por parte do próprio primo Torgil e do tio Taliesin) não queria que isso ocorresse, pois viam o Torgil com força e também inteligência, por parte de alguns.
Todavia, o mesmo não havia passado pelo rito, uma tradição, que mesmo alguém fosse extremamente habilidoso e tático, não poderia se tornar um líder, pois o passo de trazer a cabeça traz a coragem daquele que o faz, além disso, Bjartur era o mais velho, portanto era o primogênito que iria herdar como chefe bárbaro. Enciumado e planejando tomar seu posto por direito, a família Hallstatt desfaz sua aliança com os Votadini e as outras famílias, e procuram uma própria terra para que o primo de Bjartur pudesse realizar seu desejo como líder guerreiro celta. Não obstante, após alguns anos, durante os 23 anos do príncipe guerreiro dos Votadini, após estar presente em várias guerras e ainda com as inimizades, possuíam alianças com o clã Hallstatt, uma invasão inesperada ocorre, os soldados de Torgil invadem o território, e, em sua sede de posse e poder, eles executam em um ataque surpresa Gawane e a filha Siobhan, e como retaliação, Bjartur, executa o tio Taliesin, que era muito respeitado nos clãs, e, com isso, é o suficiente para que eles terminassem essa batalha, e ambos (Bjartur e Torgil) prometeram vingança e um derramamento de sangue, até a morte, da próxima vez que se encontrassem, perder quase toda sua família foi o suficiente para ter uma crise de confiança com outros povos bárbaros.
O pai Hogen, que morre, lutando junto com seu filho, na sua última guerra, diz em suas últimas palavras que ele continuasse sendo um homem corajoso e que morresse lutando, protegendo sua família, que era seu bem mais precioso. Alguns meses depois, o irmão Liam, druida sacerdote e líder religioso entra em contato com Bjartur e a mãe Aylid, e, entrando em contato com os deuses da natureza, fez um ritual com eles, e fez uma previsão, um presságio do qual dizia que o irmão guerreiro acabaria se afeiçoando por uma mulher romana, uma sacerdote, e que isso iria trazer prosperidade para o clã, do qual estava em crise, e acordos comerciais e minérios, ganhos de terra trariam o status da tribo de volta ao seu apogeu, e com essa futura esposa, possuiria um futuro que iria revolucionar e mudar o rumo do clã.
Com isso, a mãe aconselha Bjartur, que agora herda o status de Rei dos Votadini algo que lhe permite fazer aliança com os Romanos e se tornar um Federado. Depois de um determinado tempo, aos 25 anos, enquanto pastoreava possíveis invasões no Império Romano, ele flagra vestais, e uma delas fez ele não resistir aos seus encantos, Statila, que era muito parecida com sua falecida esposa, e juntando ao luto que Bjartur passara, ele se aproxima e começam a ter um caso escondido, pois uma Vestal deveria permanecer virgem para servir à deusa Vesta, e por acidente, acabaram “por acidente”, engravidando Statila, surgindo um futuro filho chamado Mortag.
Bjartur passa por vários dilemas, além de guardar terrível segredo que poderia custar a sua vida, a do clã e de sua atual esposa, ele vive em um dilema de se aliar com Roma, o que causaria muitos problemas com outros povos bárbaros. Bjartur, em tal conjuntura, para realizar tais difíceis decisões, será pensando na sua família que ainda resta depois de suas perdas contra a traição de Torgil e seu desejo de vingança e,simultaneamente, de proteger seus filhos.
Subscribe to:
Posts (Atom)
S03EP08 O ANO DOS QUATRO IMPERADORES
Após a morte de Nero em 68 d.C., Roma mergulhou em um período caótico conhecido como o Ano dos Quatro Imperadores. Os heróis que lutaram na...